sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Olhos


Conversando com um amigo da BH olhos me veio a ideia de escrever sobre o assunto: você já parou para perceber o quanto nossos olhos são importantes no nosso dia a dia. Sem dúvida é o sentido (visão) que mais utilizamos, mas só paramos para cuidar dos olhos quando alguma coisa está errada.

Pois é, e ao mesmo tempo que a visão é o sentido mais utilizado, os olhos são dos órgãos mais sensíveis e expostos do nosso corpo. Um simples dia seco já é o suficiente para agredir nossos olhos, que ficam ardentes depois de um dia com muita poluição e pouca hidratação. A longo prazo, as conseqüências podem ser graves. Outro erro comum que cometemos, também nos dias secos, é ficar esfregando e coçando os olhos, ato que pode levar ao desenvolvimento de doenças como a ceratocone, uma doença degenerativa das córneas e maior responsável por transplantes de córneas no Brasil.

Não espere ficar com os olhos inchados, ou ter dor nos olhos para procurar uma clínica ou hospital dos olhos. Verifique a saúde de sua visão sempre, consulte um oftalmologista, faça exames.

Olho nos olhos


Meus olhos, seus olhos... todos precisam de cuidados e correm riscos todos os dias. Conheça alguns males que ameaçam nossa visão e como evitá-los:
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, que é uma membrana fina e transparente que temos revestindo a parte da frente do branco dos olhos e o interior das pálpebras.

A conjuntivite pode ser ocasionada por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos. Para cada tipo de conjuntivite, há um tratamento específico.

Os sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos, edematoso, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção.

Geralmente,  bons hábitos de higiene são o suficiente para evitar a conjuntivite. Lave sempre as mãos, evite tocar em objetos comuns às pessoas e evite aglomerações públicas como shows, principalmente no verão, quando há epidemias de conjuntivite.

Consulte um médico.

Catarata


A catarata é uma doença dos olhos que torna o cristalino ou sua cápsula opaca. Vários fatores podem levar à catarata como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveítes ou uso de medicamentos.

Quem tem a catarata a discreve como um embaçamento visual progressivo. A catarata pode levar a cegueira ou visão subnormal. Mas há tratamento, cirurgia e cura para a doença.

Miopia


Miopia é uma anomalia visual que leva a uma focalização da imagem antes desta chegar à retina, ou seja, uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.

Geralmente a correção da miopia pode ser feita com o uso de lentes divergentes (ou negativas). Há também cirurgias para miopia, realizadas por meio de diferentes técnicas aplicadas como Lasik; Lasek; PRK; Artisan; CK e Implantes de Lentes Intraoculares Fácicas.

Hipermetropia


A Hipermetropia é o erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina, quando o olho do hipermétrope é um pouco menor do que o normal; quando a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato, diminuindo assim o seu poder refrativo; ou quando a córnea é mais plana do que deveria ser.

Pode ser corrigido com a utilização de óculos ou cirurgia

Astigmatismo


O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. Também pode ser corrigido através de lentes ou cirurgia.

Glaucoma


Glaucoma é, na verdade, um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de vertas células da retina. Em um exame, o médico fará a verificação da pressão intra ocular. Pois apesar de não se saber a relação, é fato de que a pressão intra ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma

Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, podendo levar à cegueira.
O glaucoma pode ser tratado com medicamentos e cirurgia

Atenção: Sempre consulte um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário