domingo, 14 de agosto de 2011

Câncer Linfático

Depois da notícia sobre o Câncer Linfático adquirido pelo ator Reynaldo Gianecchini, muitas pessoas se mostraram preocupadas e interessadas em saber mais sobre os tais gânglios linfáticos e como preveni-los.

O objetivo deste blog é falar sobre doenças, problemas, sintomas e tratamentos de uma forma fácil, verdadeira e objetiva. Se você desconfia que está com algum problema e busca ajuda, pode encontrar informações neste blog, mas é fundamental que procure um médico e faça os exames necessários.


O que são Gânglios linfáticos


Temos em nós uma rede linfática que alcança diversos pontos em nosso corpo, essa rede contam com pequenos órgãos perfurados que são chamados de Gânglios Linfáticos. Eles são fundamentais para a defesa do nosso organismo humano e produzem anticorpos.

Basicamente, quando o corpo é invadido por microorganismos, os linfócitos dos linfonodos, próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar ativamente para dar combate aos invasores. Os Gânglios Linfáticos são responsáveis pela barreira entre os vírus e células neoplásicas que venham dos ductos linfáticos.

O câncer linfático compromete os gânglios linfáticos. Como sintomas, ele causa um aumento dos gânglios linfático. Podemos perceber este aumento em exames específicos ou pela palpação local. O tratamento do câncer linfático depende da gravidade do tumor, mas geralmente inclui radioterapia e quimioterapia. Entre os sintomas do câncer linfático estão a febre, emagrecimento, suor noturno, aumento dos gânglios linfáticos e coceira na pele.

Como é o tratamento para câncer linfático


O tratamento para o câncer linfático pode ser feito com quimioterapia, porém, se não for suficiente para impedir o crescimento e desenvolvimento do tumor, o médico pode optar pela radioterapia.

Linfoma não Hodgkin


O câncer que acometeu o ator Reynaldo Gianecchini é chamado de Linfoma não-Hodgkin (LNH) para distingui-lo da doença de Hodgkin, que por sua vez é um subtipo particular de linfoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário