quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Labirintite

Código CID 10: H83.0
Labirintite

Tontura, vertigem, perda do equilíbrio e da noção do que está havendo ao redor e, em muitos casos, um tombo. Algumas pessoas começam a se deparar frequentemente com essa situação e se perguntam: O que está havendo comigo? Será que tenho Labirintite?
Para ter certeza de que se trata de uma Labirintite, é preciso procurar um médico. Só ele, com os exames adequados, poderá diagnosticar se as crises de tontura e vertigem são realmente causadas pela Labirintite.


O que é Labirintite?


Labirintite Causas: Labirintite é, basicamente, uma desordem do equilíbrio do corpo humano que tem suas causas ligadas a um processo inflamatório ou infeccioso que afeta os labirintos. Os labirintos se localizam dentro do nosso sistema vestibular, um órgão que é responsável pelo equilíbrio, postura e orientação do corpo e que está localizado no ouvido interno.

As causas da labirintite podem ser motivadas por vírus, infecção por bactéria, lesão na cabeça, alergia ou até mesmo por uma reação a um medicamento. Muitas vezes, a causa da labirintite é uma cinetose, perturbações do equilíbrio causadas pela movimentação.
O termo labirintite não deve ser utilizado para designar todas as doenças do labirinto, pois existem outras doenças que podem afetá-lo.

Sintomas da Labirintite


Os principais sintomas da labirintite são a tontura e a vertigem. Existem outros sintomas relacionados à labirintite como enjôo, vômito, zumbido no ouvido, perda auditiva parcial ou total e sensação de desmaio.

É comum o relato da presença do desequilíbrio e, algumas vezes, movimentos involuntários dos olhos, conhecido como nistagmo. É importante dizer que é comum a perda de audição no ouvido afetado. A ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido também são sintomas bem característicos.

Ansiedade e Pânico


Muitas pessoas desenvolvem uma ansiedade crônica como conseqüência da labirintite. Essa ansiedade sempre vem acompanhada com tremores, palpitações do coração, ataques de pânico e depressão.

O ataque de pânico é uma das primeiras manifestações quando a labirintite começa.
Alguns casos de labirintite podem ser confundidos com outras doenças de sintomas parecidos, como cinetose, VPPB ou neuronite vestibular.

Labirintite Tratamento


Muitas pessoas perguntam se Labirintite tem cura. É fundamental, para o tratamento da Labirintite, a consulta e o acompanhamento médico. Não tente – em hipótese alguma, se automedicar ou tentar fazer o tratamento sozinho pois, quando tratada de forma correta e focando o verdadeiro mal que causa a doença, a labirintite tem cura na maioria dos casos. A recuperação da forma aguda da doença geralmente leva de 1 a 6 semanas. Entretanto pode ocorrer que alguns sintomas como desequilíbrio, tontura e zumbido permaneçam ainda por alguns meses ou até anos.

Para o tratamento da Labirintite é importante tratar qualquer desordem de ansiedade e depressão o quanto antes, com o intuito de permitir ao cérebro compensar qualquer dano vestibular.

Ansiedade aguda pode ser tratada em curto prazo com remédios para labirintite entre benzodiazepinos, como o diazepam – mas sempre com acompanhamento médico, pois uso de remédios para labirintite por longos períodos podem trazer danos à sua saúde.

Evidência sugere que Inibidores Seletivos de Recaptação da Serotonina podem ser mais eficientes no tratamento de labirintite. Eles agem aliviando os sintomas de ansiedade e podem estimular novos crescimentos neurais dentro do ouvido interno. Alguma evidência sugere que labirintite viral deve ser tratada o mais cedo possível com corticosteróides, e possivelmente medicação antiviral, para prevenir danos permanentes ao ouvido interno.

Terapia de reabilitação vestibular é uma forma de eliminar ou reduzir a tontura residual decorrente da labirintite. Ela funciona ao fazer com que o cérebro utilize mecanismos neurais já existentes.

3 comentários:

  1. a labirintiti pode evoluir para um quadro de holzaimer ....


    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber mais sobre o inicio do tratamento quando se manifesta a doença....e qual a relação com halzaimer....

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber mais sobre o inicio do tratamento quando se manifesta a doença....e qual a relação com halzaimer....

    ResponderExcluir